Não... Não estou aqui para criticar os wiccanos, porque já tem muita gente fazendo isso. A intenção deste artigo é trazer uma reflexão.
A intolerância religiosa está em grande destaque nas mídias atualmente. O que é lastimável. É de se indignar que a altura de 2017 ainda tenhamos que sair às ruas para pedir o direito de expressar nosso sagrado.
Por que a prática do outro é tão incômoda a ponto de te levar a querer destruí-la? A ponto de fazer o outro ter que destruir seus objetos sagrados, como o caso do Rio de Janeiro? Esse é um extremo, mas um ponto dessa intolerância está presente em cada coração que diz "sua prática é errada". E isso não acontece só de fora, vindo de outras religiões, acontece dentro.
Já participo de comunidade pagãs online há alguns bons anos e o que enxergo é uma guerra de verdades que tenho até tristeza de ver. Dentro do nosso Paganismo temos que enfrentar lutas com nossos próprios irmãos da Arte, porque "essa não é a forma correta de ser bruxo, pagão, wiccano"...
E, falando por mim agora, como wiccana, você já é mal visto na comunidade pagã, porque sua religião é "de adolescente", "apenas porta de entrada", "não é tradicional","você aprendeu na internet", "sua avó não te iniciou"... E daí surge o termo PINK WICCA, ou a wicca dos óculos cor-de-rosa, onde tudo é luz e fadas.
Só pelo fato de você se denominar praticante da Wicca, já é associado a bruxinha boa, bruxinha sem conhecimento, bruxinha de revista. Só pelo fato de se dizer de uma vertente religiosa que é o começo da maioria dos bruxos e pagãos. Porém, é esquecido que essa vertente exige muito estudo, muita prática e muita vivência com os Deuses, como qualquer outra.
E é um absurdo que tenhamos que enfrentar essa discórdia dentro da Arte. Ao invés de estarmos unidos lutando pelo nosso direito de expor livremente nossa crença. De poder andar com nossos pentáculos/pentagramas sem ter medo, de poder ritualizar em público e poder expressar quem nós somos.
Apontar para a prática alheia é muito cômodo. Criticar sem conhecer, sem saber quanto de dedicação e estudo um praticante possui é muito fácil. Agora, ser atuante no cenário pagão é difícil. Ajudar quem quer prosseguir no caminho é difícil. Usar o tempo que está criticando um caminho que não é seu para ajudar uma causa social é difícil.
Pink Wicca? Bruxinha de incensos? Olhe para o trabalho para a comunidade.Olhe quantos estão sendo ajudados com incentivo, palavras e ações. Olhe para as horas de estudo e prática. Olhe o serviço para os Deuses.
E você,intolerante, o que está fazendo?
- 18:32
- 0 Comments