Eu fui - Dia Mundial da Deusa

Esse evento aconteceu em Setembro e estou há semanas para escrever sobre ele. Juntamente a dois amigos pagãos, organizei o primeiro Dia Mundial da Deusa para São Gonçalo e Niterói, no Rio de Janeiro. O evento é uma idealização de Claudiney Prieto e ocorre anualmente em diversos cantos do mundo.


O Projeto

O site oficial oferece uma descrição sobre o projeto, que segue na íntegra:


"O PROJETO DIA MUNDIAL DA DEUSA surgiu em 2014 para unir ao redor de todo o mundo os cultuadores do Sagrado Feminino em suas muitas expressões e manifestações e reuniu mais de 50 eventos ao redor do mundo. Em 2015 e 2016 mais de 80 eventos foram realizados. Neste ano, a celebração do Dia Mundial da Deusa será ainda maior.
O intuito do Projeto é conceder à Grande Mãe do mundo um dia de visibilidade onde seja possível compartilhar seus muitos mitos, histórias e diversidade de culto para que todos se lembrem ou tomem conhecimento de que a primeira religião da humanidade foi o culto à Deusa. 

Por diversos fatores históricos, os nomes e mitos da Deusa foram esquecidos e relegados à mera curiosidade folclórica no mundo ocidental. A força e os poderes desses nomes foram perdidos. Os antigos templos estão em ruínas, antigos cânticos e invocações não mais são recitados. Os muitos mitos divinos da Deusa foram deixados de lado e passaram a ocupar as lendas infantis, perdendo sua sacralidade, tornando-se meras histórias vistas apenas por um prisma psicológico ou como suposições sobre os antigos povos.


Hoje, por meio das muitas Tradições Pagãs e dos cultuadores contemporâneos da Grande Mãe, a Deusa está reentrando em nossa vida moderna e trazendo de volta toda a sua vitalidade, poder, conhecimento e cura.

Ela retorna por vários motivos. A Deusa chama por todos os que se sentem insatisfeitos; ela chama por todos os que tenham encontrado nas religiões ocidentais apenas instituições políticas centradas na figura dominante masculina; ela chama, também, por todos os que se sentem insatisfeitos com a religião patriarcal herdada de seus ancestrais que só têm contribuído para adoecer o mundo com seus valores distorcidos e corrompidos.

Hoje, numa sociedade desencontrada, prejudicada por séculos de patriarcado, heteronormatividade e machismo, a Deusa é considerada por alguns o único caminho para o reencontro com o Self, com o Eu mais interior, a única possibilidade para nos livrar de tantos anos de opressão que só trouxeram as diferenças, os preconceitos e as guerras. Esses séculos de opressão patriarcal foram determinantes para nossa sociedade ser o que é hoje, uma geração perdida.


Por isso, algo como o Projeto Dia Mundial da Deusa nunca foi tão necessário quanto na atualidade! 

O Dia Mundial da Deusa é celebrado sempre no primeiro domingo do mês de Setembro. A data foi escolhida por setembro ser o nono mês do ano e o nove ser um dos números mais sagrados da Deusa por excelência. Neste ano de 2017, esta importante data será comemorada no dia 03 DE SETEMBRO.

Em todo o mundo nesta dia, Pagãos estarão realizando suas atividades em grupo ou solitariamente.Você pode unir-se ao Projeto se cadastrando para tornar-se um coordenador local do Dia Mundial da Deusa e incluir um ritual ou evento oficial público na nossa grade de Programação clicando aqui

Conheça aqui algumas ideias de como celebrar esse dia e não deixe de participar do Projeto reunindo amigos e pessoas conhecidas, outros Pagãos e celebrando a ocasião para fazer coro a essa rede mundial de celebração à Grande Mãe da Vida.
O Projeto Dia Mundial da Deusa é mais uma iniciativa de Claudiney Prieto, autor do best-seller "Wicca- a Religião da Deusa". 

Abrace essa causa e ajude a reavivar a Era de Ouro da Deusa!"

O evento

Nosso encontro teve a seguinte grade:



Fotos do dia



 (Palestra O início do culto à Deusa, por Caio Dério)

  
 (Palestra O ressurgimento do culto à Deusa em 50, por Briádinnis Lys)


(Atentos à palestra)


(O círculo intergrupal)


(Encerramento com o grupo)

Esse foi um dia que ficará sempre na minha memória. Adorei conhecer a sacerdotisa Liadan e seu grupo. Espero que outros projetos possam acontecer em parceria (e já tem a ideia de um retiro solta no ar - ansiosa!). Em 2018 pretendo continuar realizando esse evento para São Gonçalo e Niterói. Assim, vou cumprir minha missão de vida de levar o caminho da Deusa e do Deus cada vez mais longe.

Bênçãos Brilhantes!