Amigo, Livros e uma Reflexão

09:09

Ontem eu revi um amigo que já fez parte do caminho comigo. Nós participávamos do mesmo grupo de práticas de magia. E o que um grupo de práticas? Bem, é parecido com o conceito de grupo de estudos, mas com o foco em celebrar os festivais da Roda do Ano.

Foi bom revê-lo e saber que ele está seguindo seus sonhos e cursando o que ele sempre quis na faculdade. Hoje ele está na igreja católica e está bem lá. Por muitos anos eu criei uma repulsa pelas igrejas, isso era alimentado por diversos textos lidos sobre a inquisição e sobre o preconceito com quem é bruxo por parte desses religiosos. E, olha, eu me tornei aquilo que odiava. E isso é mais comum do que queremos que seja.



Quando eu me afastei da Wicca, comecei a frequentar algumas igrejas. Minhas críticas estavam lá: a mulher submissa, toda reunião ter que dar caixinha, tudo era o “Demônio”. Mas eu consegui enxergar um outro lado, o lado da fé. Aquelas pessoas realmente estavam sendo tocadas pelo Divino e em seu coração sentiam amor.

Foi então que entendi que a Deusa se manifesta de várias formas, inclusive na igreja. Quem é a Deusa, afinal? É a energia que gerou tudo que existe e recebe milhares de nomes em culturas diferentes. Ela tem diversas faces e lá na igreja ela também tinha sua face.

Por isso hoje consigo ficar genuinamente feliz pelo meu amigo. Pois ele está conhecendo a Deusa de outra forma. O paganismo é um caminho difícil, por ser um caminho de minorias. Não é fácil como encontrar uma igreja a cada esquina. Para encontrar um grupo de estudos ou um coven você tem que pesquisar muito e ter afinidade com aquelas pessoas, com o seu jeito de praticar e entender a vida.

Esse amigo trouxe alguns livros para mim. Livros que tinha pedido para ele entregar ao pessoal do grupo de práticas quando saí. Acabou que os livros ficaram com ele e o pessoal não fez questão de pegar. E ontem, quase 3 anos depois, eles voltaram para minhas mãos. Quando eu decidi sair da Wicca em 2014 eu não fiquei com nada e minha biblioteca mágica foi a 0. Hoje saindo do meu período das sombras estou conseguindo recuperar meus objetos de prática.

Pode parecer fácil dizer que eu saí da Wicca porque eu estava sendo pressionada na época, mas a verdade é que eu saí porque quis. EU escolhi ou meu namoro ou a Wicca e escolhi mal. Tudo naquele momento girava em torno disso. Recebi uma proposta de iniciação fácil em um coven e larguei meus estudos com a Tradição que estava me treinado online. Escolhi mal outra vez.

Saí da Wicca e entrei na noite escura da alma. Não porque a religião me levou a isso, mas porque eu me afastei tanto da verdade do meu coração que já não conseguia me encontrar e muito menos encontrar a Divindade. Mas a Deusa jamais me deixou. Ela sempre dava um jeito de entrar no meu caminho. Fosse pelos livros de House of night, fosse por algum amigo me colocando em um grupo no Facebook, fosse por alguém usando um pentagrama ou por encontrar outra praticante no meu curso de dança do ventre.

E é assim a vida de uma sacerdotisa, a Deusa que escolheu você não vai abrir mão e te deixar sozinha, mas também não vai te forçar a nada. Eu li textos de duas sacerdotisas que diziam que os votos iniciáticos são para a vida toda e um outro que já dizia que a pessoa tem o direito de mudar de religião, se quiser. E eu vejo um pouco de verdade em ambos. Pois foi como aconteceu comigo, a Deusa cantava para eu voltar, mesmo sem praticar nada, apareciam pessoas pedindo minha ajuda, símbolos do caminho e eu não conseguia esquecê-la. E isso tudo se resume na frase “uma vez que você sabe a verdade, não consegue mais acreditar na mentira”. Uma vez que você conhece a Deusa, não consegue mais esquecê-la. E foi assim para mim.

Eu sei que tenho um caminho longo pela frente e desafios que sempre aparecerão. Mas hoje eu sei que tenho bases na minha espiritualidade e encontrei o meu chamado nesse caminho. Talvez o chamado do meu amigo seja na igreja.  Mas sendo essa verdade sentida no fundo do coração, nada pode nos parar a não ser nós mesmos. E hoje eu assumo minha culpa pela falta de fé, mas por ter tropeçado uma vez posso evitar a queda daqui pra frente, tanto minha quanto dos meus  dedicados.  E, é isso. “A Deusa canta em todas as coisas” e a cada dia ela mostra que jamais desistiu de mim. 

Bênçãos Brilhantes!

You Might Also Like

0 comentários