Como os pagãos entendem o amor?

Será que existe uma regra no amor pagão? Como a bruxaria não tem um livro sagrado, de onde vem as normas para um casal? Como um bruxo entende o namoro, o noivado e o casamento? Vamos conversar sobre isso hoje.

Uma das coisas que mais sinto falta na espiritualidade pagã é um guiamento sobre o amor. Há muitos feitiços para manter a harmonia, conseguir um namorado ou ter mais amor-próprio. Mas, e depois?


O convício com outra pessoa é um mundo complexo para ser explorado. Seria muito legal se casais pagãos falassem de como eles enxergam o amor, como é o seu convívio e como agem na criação dos filhos, por exemplo.

Ainda não achei ninguém abordando esse tema com profundidade, se acharem, por favor, coloquem nos comentários porque eu preciso conhecer.

Mas voltando ao tema: como os pagãos entendem o amor? Como tudo em nossa forma de ver, não há uma verdade absoluta. Há experiências e o que deu certo para algumas pessoas.

Até mesmo o casamento entre bruxos (handfasting) pode seguir a tradição de ser renovado (ou não) a cada ano. Sendo assim, podemos notar o quanto o amor pagão é livre e sem amarras. Os amantes permanecem juntos enquanto isso fizer sentido para cada um.

Temos o mau hábito de dizer que quando um namoro acaba é porque “não deu certo”. Mas ele deu certo, sim. Durante alguns anos aquelas pessoas estavam na mesma sintonia e puderam fazer parte da vida uma da outra. Depois, elas mudaram e já não se encaixavam mais na forma de ver o mundo do seu parceiro ou parceira e seguiram em frente.

Então, para entender como o pagão vê o amor basta pensar no amor livre. Nós não temos regras de conduta ou limitação de gênero. Há uniões entre pessoas do mesmo sexo, entre mais de duas pessoas e pode durar um ano ou até a morte. A decisão sempre será das pessoas envolvidas.


Não existe uma pessoa única, existem almas que se reencontram para aprender e crescer juntas. Por isso, escolha amar. Sem julgamentos, sem tempo ou nomes. Apenas entregue seu coração e viva aquele momento com toda a intensidade.

Como diz a carga da Deusa, todos os atos de amor e prazer são Seus rituais. Então, enquanto houver amor e for prazeroso para os envolvidos, será uma união abençoada pelos Deuses. Seja um mês ou por várias vidas.


Quer saber mais sobre Wicca, Magia e Paganismo? Então, visite o canal da Escola Lys

Quando seremos livres para expressar nosso sagrado?

Hoje eu vi uma notícia que mexeu muito comigo. Nela falava que uma Tradição Wiccana estava sofrendo ameaças. A sacerdotisa estava evitando sair de casa por medo de ser linchada. É o cúmulo do absurdo.

Isso aconteceu por uma notícia falsa vinculada na internet dizendo que o grupo sacrificava crianças em seus rituais. Informação mais cheia de ignorância, impossível.

A Wicca é um caminho de amor e confiança. Inclusive, essa é a nossa máxima: em perfeito amor e em perfeita confiança. Além disso, também acreditamos que "sem a ninguém prejudicar, faça o que desejar". Sendo destaque aqui a parte de não prejudicar outro ser vivo, jamais.


A visão errada sobre o Paganismo


As pessoas não conhecem o Paganismo e pensam que tudo é relacionado com a figura do Diabo Cristão. Elas estão com tanto medo que passam por cima de todos para garantir o seu tão aguardado paraíso.

O mundo tem suas crueldades, claro. Porém, isso não é desculpa para propagar a desinformação e o preconceito. Os Wiccanos não querem desvirtuar ou prejudicar as crianças. Apenas querem praticar sua fé em paz e honrar os Deuses da natureza, nossa Grande Mãe.

Pesquise e busque informações sempre


Antes de acreditar e disseminar Fake News, pesquise, confirme e veja mais de uma fonte. Muitas pessoas já morreram por suas religiões, inclusive os cristãos. Não estamos aqui para demonizar qualquer caminho espiritual.

Apenas quero deixar claro que uma espiritualidade verdadeira torna você uma pessoa melhor. Desperta o desejo de conhecer mais sobre si mesmo e de ajudar os outros a terem uma vida melhor. Nunca, jamais ela professa que é preciso destruir o sagrado de outro para fazer o seu verdadeiro.

A Divindade abraça todos os seus filhos, seja qual nome você a chame. Espalhe o amor e não o ódio. Espalhe a paz  não a guerra. Espalhe o respeito e não a intolerância.
Para quem tiver curiosidade, aqui está o link da reportagem.

5 dicas para organizar a sua vida mágica

Conciliar as práticas da magia com a vida cotidiana nem sempre é fácil. O trabalho, o colégio, cursinho ou a faculdade já consomem muito do nosso tempo. Passar horas no transporte e chegar tarde a casa é a rotina de muitas pessoas. Por isso, separei 5 dicas para organizar a sua vida mágica!

Com essas ideias você conseguirá manter suas práticas de magia com tranquilidade. São ideias simples, mas é preciso aplicar e não ficar apenas na teoria. Assim, você nunca mais sentirá que a semana passou e suas horas livres simplesmente não existiram.


5 dicas para organizar a sua vida mágica


Para ter uma vida mágica organizada é preciso ter as ferramentas certas. Não é tão difícil quanto parece, porque a organização é útil para facilitar nossa vida.
Ou seja, quando as práticas para manter uma vida mais organizada estão tomando nosso tempo, elas não são a melhor opção. Veja técnicas simples para conciliar trabalho, estudos e magia.

1- Técnica dos 15 minutos


Está com 15 minutos livres? Então tire esse tempo para continuar a leitura de um livro sobre bruxaria, faça uma oração, converse com os Deuses ou escreva um poema como oferenda.

Separe sempre esse período durante a noite ou quando estiver livre e faça algo pendente em suas práticas. Por ser poucos minutos é mais difícil sentir desânimo.

2- Tenha uma agenda online


Uma boa ideia é o Google Calendar. Anote os dias que precisa celebrar os esbats ou fazer oferendas para os Deuses. Ao ter essa ferramenta sempre a mão é mais fácil lembrar o que precisa ser feito.

Caso o mundo virtual deixe você mais estressado que relaxado, a dica também vale para planner, cronogramas, post-its e agenda comum. O importante é separar os dias para as práticas mágicas e deixar em um local à vista.

3- Priorize o essencial


Se você tem as tarefas da dedicação, oferendas para os elementais, meditação com os Deuses, celebração de sabbats e ainda todas as tarefas da vida cotidiana, pare. Respire. Tenha esse mantra: priorizar o essencial.

Não é possível dar conta de tudo, é preciso saber o que é mais importante na sua agenda. Tem que meditar hoje, terminar de ler o livro do mês, mas é lua cheia? Priorize o esbat e coloque as outras tarefas para os dias seguintes.

4- Mantenha dias fixos


Para que sua agenda faça sentido, é preciso marcar dias fixos para as atividades. Por exemplo, se você trabalha com Ares, uma boa ideia é separar a terça-feira para contato com esse Deus.

Precisa escrever o relatório do mês? Marque o sábado à tarde para terminar essa tarefa. Organize datas no seu calendário para as atividades que você deseja incluir na sua vida mágica.

5- Utilize um aplicativo para organização


Um ótimo aplicativo para organização é o Evernote. Com ele você pode criar notas com suas ideias, salvar textos interessantes da internet e fazer lista de tarefas. Você pode criar cadernos para cada assunto como: esbats, sabbats, feitiços, ervas, pedras etc.

É um aplicativo útil e você pode utilizar a mesma conta tanto no celular quanto no computador. O importante é manter uma ordem para suas ideias. Assim, você pode reunir em um lugar só tudo que precisa fazer.

Com essas 5 dicas para organizar a sua vida mágica, ficará muito mais fácil conciliar trabalho, estudos e as práticas de magia. Faça a sua rotina o mais simples possível e assim terá tempo para desenvolver o seu sacerdócio.
Quer aprender mais sobre magia? Visite a Escola Lys e faça cursos gratuitos.

Lei da atração e a eleição de 2018

Um dos princípios da Lei da Atração é que você se conecta com aquilo que mantém em sua mente. Por isso, a visualização criativa é muito utilizada por quem acredita nesse fator.

Eu também acredito e penso que o que mais divulgamos, imaginamos, procuramos e lemos sobre é o que se comunica com nosso subconsciente. Por isso, a campanha #ELENÃO é totalmente infundada, porque atrai exatamente o que tenta afastar.

Não pense em um elefante

Explicando mais claramente, quando eu falo com você "ele não", o que vem a sua mente? Com certeza a imagem do dito candidato. Outro teste: não pense em uma elefante rosa com bolinhas amarelas. O que você pensou? 

Percebe o que está acontecendo? Quanto mais os movimentos (ainda que bem-intencionados) militarem contra uma pessoa, mais ela ficará na mente das pessoas. O resultado: grandes chances de ele entrar no governo.

Espalhe uma corrente do bem

Sabe como isso poderia funcionar? Cada um defendendo o que acredita, não o que é contra. Ou seja, espalhe as propostas do seu candidato e mostre o que ele pode fazer para melhorar o Brasil. Isso sim é uma corrente do bem.

Quanto mais ódio for espalhado, mais ódio atrairemos. Se quer segurança, pense em segurança. Caso espere paz, faça campanhas promovendo a união de todos. A Lei da Atração já diz: o que você pensa e sente é o que você atrai. Qual será sua escolha?

Quer espalhar uma corrente do bem? Então compartilhe este artigo com mais pessoas para que elas entendam que precisamos manter o foco em um país mais justo para todos. 

A magia dos dragões

Asas a voar....
Seus olhos a brilhar.
Coração de dragão
Por coragem e honra batalharão.

Conselheiro fiel.
Mostra o caminho a trilhar.
Amigo justo.
Basta escolher se seguirá. 

Viva à magia dos dragões.
Abram-se os portões.
Grandes aliados são,
Só é preciso ouvir
a voz do seu coração.


• Se gostou desse poema, conheça o nosso curso gratuito "Dragões: Primeiros Passos"

O Rei do outono


Ele vem...
O Rei Sacrificado.
Mas sorri,
E leva seu peso calado.

Sua casa traz muitas farturas,
Sidra, bolos, tortas e frutas...
Depois do plantio foi feita
A magnífica segunda colheita.

Ele é o Senhor do outono
Dos frutos e grãos ele é o dono.
Mas é um rei gentil.
Maior força e bondade ninguém viu.

Cantemos e dancemos 
O nosso festival!
Celebrando a alegria outonal.

Ele é o nosso rei, Deus e senhor.
E, junto a grande Mãe,
Nos guia em amor!



Lição da teia - Tenha visão

Estava aproveitando a manhã para pegar um pouco de sol, quando reparei em algo a minha frente. Era uma teia de aranha abandonada. Aquela construção engenhosa chamou minha atenção.

Primeiro, que a teia começa bem larga e depois vai ficando menor quando chega ao centro. Isso fez com que eu refletisse sobre como tudo aquilo que está no centro da nossa vida, e que devemos priorizar, acaba sendo mais seletivo. Os amigos verdadeiros, a família, os parentes mais próximos, as coisas que mais amamos. 

Então, refleti que a aranha não começa com a teia completa. Ela tece fio a fio, mas com uma meta: a teia final. A lição aqui é que é preciso ter uma visão ampla de como queremos nossa vida. As nossas metas. Porém, para consegui-las temos que ir construindo cada etapa no dia a dia e ir ligando os fios do nosso plano final.

Por fim, entendi que mesmo tendo todo aquele trabalho, a aranha já não estava mais naquela teia. Ela teceu e partiu para fazer outras teias. Então percebi que outra lição da aranha é que não se pode ter medo de recomeçar. 

Além disso, todas as ferramentas necessárias já estão em nós e são o nosso fio (inteligência, amorosidade, paciência, força, persistência, disciplina...) e que só depende de nós mesmos utilizá-las. 


Bênçãos Brilhantes!

Crianças pagãs: imagens para colorir

Olá, pessoal! Ser um adulto pagão não é uma das coisas mais fáceis da nossa vida. Temos que sofrer preconceitos, piadinhas ou até mesmo manter nossa vida mágica em segredo. Mas os bruxos e bruxas que passaram a adolescência descobrindo a magia já estão crescendo e dando frutos. Daí, começaram a aparecer as nossas crianças pagãs. 

Conseguir educar os filhos apresentando o mundo mágico é uma grande vitória para os pais neopagãos. Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês uma coletânea de imagens para colorir voltada os pequenos bruxinhos e bruxinhas. 


Basta clicar no link e imprimir para a diversão dos pequenos!

BÔNUS: Livro Wicca Para Crianças, de Viviane Lopes.

Todos os materiais disponibilizados possuem marca d'água constando autoria. 

Bênçãos Brilhantes!

Lições do Ano de Saturno

2017 foi um ano que vi muitas máscaras caindo. Não que eu fosse ingênua e acreditasse na pureza das almas benditas, mas o ano de Saturno veio para colocar as mentiras abaixo mesmo. E começo esse 2018 com uma leveza. Uma paz por ver claramente a senda que venho trilhando.


E o Senhor do Tempo vem exatamente com essa função, realizar a limpeza em nossa vida. E com sua foice ceifar os véus da ilusão que nos encobriam os olhos. 

Por muitos anos eu busquei alguém que validasse o meu caminho espiritual. O selo de boa bruxa. A coroa de sacerdócio. Procurei pessoas para que me desse esse alvará. E, claro, eu me decepcionei.

Só quando passei pela Noite Escura da Alma e senti todas as minhas crenças abaladas, que realmente consegui enxergar a sacerdotisa em mim. E foi logo depois do meu retorno de Saturno no ano pessoal.

Não foi fácil, mas hoje entendo que foi necessário. Perdi todas as bases que tinha de crenças pessoais para refazer tijolo a tijolo tudo que eu acredito e que é essencial para mim.

E hoje vejo que a validação como wiccan não é essencial. Nunca foi. E não sei por que perdi tanto tempo buscando isso. Não estou aqui para criar intrigas, o meu caminho é a paz. Mas existe um fato que precisa ser dito.

Existem em várias partes do mundo pessoas que tentam regrar a Wicca. Tomar posse, como se ela fosse exclusiva de um grupo. A religião cresceu sozinha e há muitos anos não é seletiva de apenas alguns privilegiados.

Honro os Elders e honro todas as pessoas que ajudaram para que eu pudesse ter acesso ao material sobre Paganismo. Mas nada justifica declarar propriedade sobre um caminho espiritual.

Já ouvi críticas por assumir o sacerdócio pagão e wiccano? Com certeza. E exatamente essas críticas que fizeram muitas pessoas saírem do caminho, achando que uma espiritualidade, que era para ser de rompimento com os grilhões, estava sufocando suas práticas.

A Wicca é livre. Somos apenas instrumentos e devemos sempre lembrar que o conhecimento nunca foi nosso, apenas servimos de canal para que ele pudesse tocar o coração de mais e mais crianças da Grande Mãe.

A Deusa é a Senhora Selvagem. Ela não cabe em um livro. Não cabe em um Coven. Não cabe em uma Tradição. Ela é a expressão máxima da liberdade e da aceitação. E seu caminho não cabe em pessoas.