O que faz uma sacerdotisa?

05:00

Muitos neófitos chegam à Wicca ávidos pelo momento da iniciação. Alguns nem ao menos consideram o tempo mínimo de estudos de treze lunações e já querem partir para o momento tão esperado. Mas, o que é ser um iniciado de verdade?

Ser um iniciado ou uma iniciada significa ser um sacerdote/isa dos Deuses. E a função de um sacerdote/isa é manter a egrégora de seus Deuses viva, sendo um instrumento do Grande Pai e da Grande mãe, usando seu corpo, atos e palavras como manifestações dos Deuses na Terra.

É comum o praticante pensar na iniciação como um título que vai conferir a ele "mais poderes", e sim, quando você se inicia, seus dons são intensificados, principalmente porque você passou um ano e um dia praticando suas habilidades mágicas, se autoconhecendo e ampliando a conexão com as Divindades.Por isso não faz sentido queimar etapas.

Mas, como dizia Tio Ben, "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" e ser um sacerdote/isa dos Antigos significa basicamente trabalho. Hermes uma vez brincou com isso e disse para mim que seria como se você assinasse sua carteira trabalhista e de ali em diante ia ser um funcionário da empresa dos Deuses.  

Mas, afinal, o que faz uma sacerdotisa? 

No meu caso eu busco basicamente três coisas: alimentar a egrégora dos Deuses e mentores que trabalho, Praticar a liturgia Wiccana e Ensinar outros adeptos, principalmente futuros sacerdotes.

Para alimentar a egrégora dos Deuses, tenho um dia fixo que dedico para oferendas, que podem ser um incenso, uma vela, uma dança ou uma canção. O que estiver de acordo com a minha intuição naquele momento.

Para praticar a liturgia Wiccana eu celebro todos os 21 festivais pagãos, que são os 8 Sabbats da Roda do Ano e pelo menos 13 Esbats, focando nos de Lua Cheia. Também faço orações toda noite no meu altar e quando mais sentir necessidade de me conectar com a Deusa e com o Deus. 

Já o trabalho de ensino não é obrigatório para todo sacerdote/isa, apenas se você quiser ser Iniciador/a e guiar outras pessoas no caminho da Deusa. Para isso você precisa ter um chamado interior e uma grande vontade de se doar para ajudar quem está começando. Mas deixar de ser um ou uma iniciador/a não significa "menos poder", quer dizer apenas que você escolheu outra forma para servir aos Deuses.

Eu divido o papel de educadora em quatro partes : sacerdócio no Grupo Ancestrais da Terra, os artigos aqui do blog, o treinamento online em bruxaria natural e os cursos da Escola Lys

Então eu estou o tempo todo colocando o que aprendi em prática e passando para frente meus conhecimentos teóricos. Sacerdócio é serviço e a cada grau fica mais trabalhoso. Ser uma sacerdotisa demanda tempo, esforço e boa vontade, mais que um título é um contrato com os Deuses de que você seja um instrumento para Eles. 

Então, antes de pedir iniciação, pense: "o que posso fazer para ajudar mais pessoas a descobrirem sua verdade no caminho do Paganismo?", "como posso propagar a Arte preservada pelos meus ancestrais?" e, por fim, e MAIS importante, "como posso ajudar a manter o nome da Deusa e do Deus vivos?"

Resumindo, uma sacerdotisa trabalha em tempo integral e não tira férias, mas em compensação vive com o coração cheio de amor e felicidade por estar exercendo exatamente aquilo que faz a sua alma cantar todos os dias.



Bênçãos Brilhantes!

You Might Also Like

0 comentários